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  • Foto do escritorThiago Giglio | Playfirst

Quando dizer que sua campanha foi um sucesso.


Todos os dias escutamos em alguma reunião: “tem que dar resultado”. A expressão é dita nas empresas, nas agências, nas produtoras de conteúdo, em todo lugar. Obviamente, porque tudo que se coloca alguma energia, seja ela de pessoas ou dinheiro, traz junto uma expectativa. A questão é: o resultado está necessariamente ligado ao sucesso da campanha? Deveria, mas a resposta a princípio é “não”. Explico abaixo.


O sucesso de um projeto normalmente está vinculado à conquista de seu propósito. E se este propósito for uma causa ligada ao bem-estar de pessoas, qualidade de vida e felicidade, o resultado muitas vezes chega antes do sucesso do projeto. Isto porque campanhas bem feitas e pautadas em um propósito de impacto positivo acabam por atrair e engajar de imediato boa parte dos públicos com seu objetivo de consumo. Mas o real sucesso depende do poder de transformação de médio-longo prazo que as ações da campanha possuem. Transformar comportamentos e construir novas maneiras de pensar, consumir, exige tempo e uma ótima estratégia.


O sucesso acontece quando a sua campanha influencia o comportamento das pessoas ao ponto do propósito se tornar parte de sua jornada. Se pensarmos em um projeto com o propósito de saúde e inclusão, como nossa campanha Mais Um Dia Sem Enxaqueca para a Novartis, podemos assumir que alcançamos o sucesso que desejávamos: engajar pacientes a falarem regularmente sobre sua doença dentro das famílias, trabalho e sociedade. Ao longo de 12 meses, mais de 130 mil seguidores no Facebook/Instagram assumiram a campanha como estandarte de seus desafios pessoais e sintomas para explicar o que sentem e como outras pessoas podem ajudar durante as crises. Foi necessário uma alta geração de conteúdo de mais de 60 artigos, baseados em indicadores da Felicidade Interna Bruta que se relacionam com a vida de um paciente, abordando temas profundos como inclusão na sociedade, escolaridade dos filhos, bem-estar psicológico, dias saudáveis sem restrição impacto na carreira, empatia na família, entre tantos outros. Além de ações nas ruas, vídeo no Cinemark e parcerias com outras empresas.



E o resultado? No caso deste projeto, o resultado estava na estratégia de funil, junto ao Programa de Pacientes, onde o relacionamento pós-campanha acontece. Geramos leads e conversões suficientes para o cliente trabalhar sua régua. Uma estratégia totalmente baseada em 4 domínios da Felicidade Interna Bruta com sucesso-resultado pautados por um propósito.


Em tempos de tantas causas e ofertas, não basta ser impactante, é preciso descobrir o que move a Felicidade das pessoas para que "resultado e sucesso" cheguem juntos.

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