O poder da publicidade no bem-estar mental
- Thiago Giglio | Playfirst
- 27 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Nos últimos anos, a saúde mental tornou-se um tema central em debates globais, não apenas em âmbitos pessoais e políticos, mas também no universo publicitário. O World Happiness Report de 2024 revelou dados alarmantes e ao mesmo tempo esperançosos sobre o impacto de iniciativas voltadas à saúde mental, apontando oportunidades claras para marcas e organizações criarem campanhas que não só engajem, mas também gerem impacto social positivo.
Transtornos como ansiedade e depressão estão entre as principais causas de perda de produtividade global, custando à economia aproximadamente US$ 1 trilhão por ano. Por outro lado, o investimento em saúde mental tem mostrado um retorno significativo: cada dólar investido em programas de suporte emocional e prevenção podem gerar até US$ 4 em ganhos por meio de aumento de produtividade e redução de custos médicos.
Esses números indicam que campanhas publicitárias voltadas para bem-estar mental não só atendem a uma demanda crescente da sociedade, mas também podem alinhar propósito à lucratividade. Marcas que se posicionam como aliadas na busca pelo equilíbrio emocional não apenas se destacam, mas também constroem relacionamentos mais fortes e significativos com seus públicos.
O nosso papel (como agências e marcas)
Moldamos comportamentos e percepções e sabemos que campanhas bem-sucedidas são aquelas que reconhecem as necessidades emocionais do público e oferecem soluções tangíveis. Destacamos então, alguns insights que podem ser adaptados para o universo publicitário:
Campanhas que promovam redes de apoio:
Estratégias que incentivem conexões interpessoais e familiares, podem amplificar esse impacto.
Foco em emoções positivas:
Emoções positivas ainda são o dobro mais frequentes do que as negativas globalmente, mas estão diminuindo em algumas regiões. Campanhas que focam em esperança e autonomia têm o poder de reverter essa tendência.
Exemplos de Campanhas Impactantes
Uma Decisão desse Tamanho: abordou a gravidez durante a adolescência por outro ângulo, com peças gigantes de mamadeiras e chupetas, trazendo informações que empoderavam os jovens sobre métodos contraceptivos e o estímulo do diálogo entre pais e filhos.
Mais Um Dia Sem Enxaqueca: campanha focada na ressignificação do tempo e rotina de pacientes, familiares e empresas que lidam com a enxaqueca. Durante 2 anos, a campanha explorou 4 domínios do Felicidade Interna Bruta para estimular um comportamento positivo e informado perante os dias saudáveis do mês - sem a enxaqueca.
O universo publicitário tem um papel central na promoção do bem-estar mental. Ao correlacionar dados como os apresentados pelo World Happiness Report 2024 com iniciativas criativas e estratégicas, é possível não apenas impactar positivamente o público, mas também criar valor duradouro para as marcas. Afinal, campanhas que colocam o ser humano no centro geram resultados que transcendem vendas: transformam vidas.
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